Avanços e Desafios da Engenharia em 2023

O ano de 2023 foi intenso. Pode-se dizer que, depois do período pandêmico, este foi o primeiro ano que vivemos menos preocupados com o vírus e mais preocupados com as entraves econômicas. Também sofremos bastante com as mudanças climáticas. Por outro lado, testemunhamos grandes avanços na engenharia, bem como em outros setores da ciência e tecnologia.
Essas inovações prometem impactar nossas vidas nos próximos anos, trazendo novos benefícios e desafios.
Engenharia
Energia Renovável
Em 2023, foram desenvolvidas muitas tecnologias de energia renovável. Foram prioridades da engenharia o aprimoramento de sistemas para geração de energia solar, eólica, nuclear e hidrogênio. Uma consequência desse trabalho foi o lançamento no Brasil da primeira usina flutuante do mundo, instalada no reservatório da hidrelétrica de Furnas, em Minas Gerais, com capacidade de geração de 1,2 megawatts.
Medicina Regenerativa
Neste ano a engenharia regenerativa trabalhou bastante para desenvolver tecnologias para a regeneração de tecidos e órgãos danificados. Recentemente, cientistas da Universidade de Harvard anunciaram ter criado uma pele artificial com células-tronco humanas que é capaz de se regenerar e se adaptar a diferentes condições ambientais, podendo ser usada para tratar lesões de pele, queimaduras e até mesmo amputações.
Tecnologias de Transporte
Os engenheiros também se dedicaram em 2023 a desenvolver projetos visando tornar o transporte mais eficiente e sustentável. Foram realizados avanços significativos no desenvolvimento de carros autônomos, trens de alta velocidade e aeronaves elétricas. Por exemplo, a empresa Waymo, da Google, anunciou os primeiros testes com carros autônomos em rodovias públicas dos Estados Unidos, começando por um trecho de 100 km da rodovia I-85, na Geórgia.
Ciência
Astronomia e Cosmologia
O ano de 2023 foi mais um ano em que os cientistas buscaram novas evidências de potencial vida fora da Terra. No processo, foram descobertos novos exoplanetas potencialmente habitáveis. A NASA localizou a cerca de 130 anos-luz de nós o Kepler-186f, que orbita uma estrela semelhante ao Sol e onde a água líquida poderia existir na superfície. Já o Observatório Europeu do Sul (ESO) buscou, ao estudar a luz de galáxias distantes, informações que possam revelar mais sobre o surgimento do universo, desde a inflação cósmica e formação das galáxias.
Tecnologia
Inteligência Artificial
No ano de 2023, aprendemos muito mais sobre as possibilidades de uso da Inteligência Artificial em diversos setores do mercado, incluindo a Engenharia. Exploramos o ChatGPT, conhecemos a Gemini, e até brincamos com a LuzIA. Mas o mais importante é que neste ano houve um salto da IA para carros autônomos, reconhecimento facial e atendimento ao cliente.
Eleve seu Conhecimento em Engenharia - Continue explorando o Nosso Blog Topsite!