Como calcular a quantidade de tinta para obra?

Uma das formas mais simples e baratas de mudar o visual da decoração de uma casa é repintar as paredes do imóvel. Mas, ao chegar na loja de materiais de construção, podemos ficar na dúvida sobre como calcular a quantidade de tinta necessária para a obra.
Claro que os lojistas até podem auxiliar nesse momento. Contudo, também é interessante sabermos o básico para entender se estamos levando para casa o produto de acordo com os planos do nosso projeto de pintura, não é verdade?
Pensando nisso, segue um guia com um passo a passo básico que pode auxiliar pintores profissionais ou qualquer um que está dando os primeiros passos no mundo das reformas e decoração. Explore conosco as principais considerações e métodos para calcular a quantidade de tinta de forma mais simples e assertiva, sendo essa tarefa mais eficiente e satisfatória para você!
Passo a passo para calcular a quantidade de tinta necessária por metro quadrado
1. Escolher o produto
Antes de tudo, é importante dizer que, na vida, tudo torna-se mais simples depois que conseguimos dominar bem as informações.
Então, quando passamos a desenvolver essa habilidade de pintura de casa, também conseguirmos entender de forma mais automática como evitar desperdícios, economizar recursos e obter resultados de alta qualidade sabendo como calcular a quantidade de tinta para obra.
A primeira etapa para calcular a quantidade de tinta para pintar as paredes de casa é escolher o produto, ou seja, o tipo de tinta que será utilizado - como brilho e semibrilho. Neste momento, é fundamental conversar com os vendedores, trocando informações sobre o rendimento do produto descrito pelos fabricantes nas embalagens, as opções disponíveis nas cartelas de cores, e o processo de pigmentação realizado in loco, na loja, dentro da lata de tinta base branca.
2. Estabelecer a área a ser pintada
Esse passo dois - e também o passo três - pode acontecer antes ou depois de você já ter esclarecido suas dúvidas com relação aos tipos de tintas disponíveis à venda no mercado. É o momento de calcular o metro quadrado da área a ser pintada em casa.
Então, só após a realização desse cálculo é que se pode fazer o pedido do produto em loja:
Deve-se multiplicar a altura da superfície ou pé-direito ambiente pela largura da área que será pintada (altura x largura). Depois, subtrair as medidas dos vãos, portas e janelas.
Exemplo: altura: 2,5 metros x largura: 5,5 metros = 13,75 metros quadrados.
3. Calcular o rendimento da tinta
Por fim, é vez de calcular o rendimento da tinta. O indicado é dividir a quantidade de metros quadrados da área calculada no passo dois pela informação de rendimento da tinta por metro quadrado obtida com o fabricante ou os vendedores em loja no passo um. Nesse processo, deve-se considerar o número de demãos necessárias para cobrir a superfície.
Lembrando que quanto mais escura fora a base de fundo, mais difícil será cobrir com a nova cor. Em alguns casos, pode ser preciso passar antes um prime, que é outro líquido, na cor branco, próprio para dar aquele "fundo".
Exemplo: se o rendimento da tinta é de 10 metros quadrados por litro e você precisa de 2 demãos, faça o cálculo (M² da área / Rendimento da tinta) x Quantidade de demãos. Assim, (13,75 / 10) x 2 = 2,75 litros de tinta. Portanto, você precisará de 2,75 litros de tinta para o projeto.
São outros fatores que podem influenciar na hora de calcular a quantidade de tinta necessária para a obra:
- tipo de superfície a ser pintada;
- condições da parede (interna ou externa);
- tipo de acabamento da tinta;
- metragem da área a ser pintada.
Fonte: Engenharia 360