Topsite
Topsite
11 Abril 2023

Como construir uma carreira de sucesso como Engenheiro Civil?

Como construir uma carreira de sucesso como Engenheiro Civil?

Qual o primeiro passo para ser um engenheiro civil? Sim, é preciso realizar a faculdade de engenharia - um curso que pode ter de cinco anos de duração, com aulas teóricas e práticas, estágio obrigatório e trabalho de conclusão. Dependendo de onde você for atuar, sobretudo fora do Brasil, pode ser preciso passar por exames de certificação para obter a licença profissional - como para a ordem de engenheiros. E aqui, em território nacional, ter o registro em dia no CREA - o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Agora, além disso, se quiser ter uma carreira de sucesso como engenheiro civil, pode ser necessário desenvolver diversas habilidades, além de gostar de trabalhar na área, com projetos e soluções técnicas. Mas, se você ainda é um estudante, planeje esta trajetória desde agora. Confira as dicas que compartilhamos a seguir!

Escolha uma boa faculdade

Busque pela melhor instituição possível, com credibilidade, com boa reputação, com currículo que atenda as demandas do mercado, e que ofereça muitas vantagens para os seus alunos - como acesso a laboratórios, biblioteca rica em exemplares técnicos, etc. E desde o começo do curso, já vai pensando em como aproveitar atividades como atividades extraclasses, incluindo iniciações científicas, moldando seu caminho para a especialização que deseja fazer - como, por exemplo, em Engenharia de Produção ou Saneamento.

Aqui vai uma dica importante: consulte o site do MEC o status das instituições pré-selecionadas por você - se elas possuem o curso de Engenharia Civil reconhecida e autorizada, e qual o seu Índice de Qualidade, como o conceito no ENADE - antes de fazer a sua escolha definitiva!

Dedique-se muito desde a graduação

Se você deseja ser um engenheiro civil de sucesso, já precisa se dedicar à isso desde o primeiro dia de aula na faculdade. Leve a sério a sua graduação! Este é o primeiro e o mais acertado passo em direção ao mercado de trabalho!
Assista o máximo de aulas que puder; leia o máximo de livros, polígrafos e outros periódicos indicados pelos professores; participe de grupos de alunos; aproveite saídas de estudo; e não esqueça de usufruir toda a estrutura oferecida pela instituição e o corpo discente. Foque seus esforços sobretudo em "disciplinas-base", como as de cálculo. E vá, nesse meio tempo, realizando estágios nas áreas de interesse.

Aliás, precisamos ressaltar a importância do estágio. Se você for já "treinando" o seu exercício antes da diplomação, é muito mais fácil sair "embalado" para a vida profissional, com mais segurança, boas indicações e até um networking, vendo as portas abertas para candidaturas em outras empresas. Anota aí: se formar sem nenhuma experiência dificulta o ingresso ao mercado.

Monte um plano de carreira

Durante o Ensino Superior, você encontrará muitas oportunidades, sobretudo se você se dedicar à sua graduação. Mas não precisa definir de primeira o seu futuro como engenheiro civil, viu? Vá com calma! Estude bem as possibilidades! Planeje a sua carreira, meta por meta, considerando o que gosta, com o que se identifica, onde quer estar no auge profissional e o que precisará fazer para alcançar isso. Afinal, quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo? Pense bem!

Você pode prever neste plano uma reserva de tempo para o estudo da trajetória de profissionais mais emblemáticos da história da profissão, e das empresas com atuação mais inspiradora do mercado e os salários que oferecem. Sem contar, já ir aprimorando habilidades (soft skills e hard skills), como boa comunicação, capacidade de gerenciar conflitos, ética, e mais. Aliás, não esqueça de avaliar suas fraquezas e seus limites também. E não tenha vergonha, nesse processo, de buscar por orientação especializada!

Fonte: Engenharia 360


Tags

Newsletter