A importância da licença profissional para engenheiros civis

Há uma crescente demanda por aqueles com a capacidade demonstrada de atender aos mais altos padrões da disciplina, ou seja, engenheiros profissionais completamente licenciados.
Após décadas de negligência, a infraestrutura civil dos Estados Unidos está atraindo mais do que apenas atenção de legisladores e da mídia - está atraindo investimentos. Considerando o Federal Infrastructure Investment and Jobs Act, que foi aprovado em lei em novembro de 2021. Ele aloca US$ 1,2 trilhão em gastos em uma ampla gama de iniciativas, desde fortalecer estradas e pontes antigas até expandir redes de comunicações de banda larga. Além disso, há o boom na adoção de veículos elétricos.
Impulsionado pelos consumidores e incentivado pelos governos, a corrida para os veículos elétricos exige amplas atualizações e adições à rede elétrica e à infraestrutura de carregamento de baterias. E à medida que os veículos elétricos aproximam a sociedade de um ideal de impacto ambiental zero, as mudanças climáticas já em curso inspirarão obras públicas maciças projetadas para mitigar os efeitos do aumento do nível do mar, tempestades intensas, secas, incêndios florestais e similares. Dado esse estado de coisas, o trabalho dos engenheiros civis nunca foi tão crucial.
O crescente número de projetos de infraestrutura provavelmente aumentará a necessidade de engenheiros civis. A complexidade e o escopo de muitos desses futuros projetos de infraestrutura provavelmente exigirão maior expertise em engenharia civil. Combine os dois e você tem uma crescente demanda por aqueles com a capacidade demonstrada de atender aos mais altos padrões da disciplina, ou seja, engenheiros profissionais completamente licenciados.
O que é a Licença de engenharia?
Uma licença de Engenheiro Profissional (PE) concede ao seu titular a capacidade legal de assinar e selar planos de engenharia e submetê-los a uma autoridade pública. Nesse aspecto sozinho, a licença de PE pode tornar um engenheiro mais atraente para os empregadores, que podem preferir ou exigir que funcionários em funções específicas assinem e selam desenhos. No entanto, uma licença de PE também pode conferir status elevado, porque certifica que seu titular atende aos altos padrões de competência profissional e conduta na disciplina de engenharia associada.
Segundo Josh Ogle, um engenheiro estrutural licenciado, essa certificação é particularmente importante para engenheiros civis. "Já ouvi dizer que médicos têm sua vida nas mãos deles quando realizam cirurgias", observa Ogle, "mas engenheiros civis têm sua vida nas mãos deles a qualquer momento do dia".
Além disso, a infraestrutura projetada por engenheiros civis muitas vezes é tão grande que não pode ser testada no mesmo grau que, por exemplo, um automóvel ou uma placa de circuito. Onde há menos oportunidade para iteração de design, conhecimento e experiência se tornam ainda mais vitais.
Aqueles que trazem esses ativos para a mesa são, naturalmente, mais propensos a atrair atribuições de maior perfil, oportunidades de promoção e compensação mais alta.
Como obter sua Designação de Engenheiro Profissional
Ao contrário da licença em muitas outras profissões, obter uma licença de PE civil requer tanto experiência de trabalho quanto uma nota de aprovação em pelo menos duas provas. O processo começa com o exame Fundamentos de Engenharia (FE), que é desenvolvido e avaliado pelo Conselho Nacional de Examinadores de Engenharia e Agrimensura (NCEES).
Não é necessário experiência de trabalho para fazer o exame FE, e os estudantes se qualificam para fazer o exame tão cedo quanto o último ano de seu programa de graduação em engenharia. Uma nota de aprovação no teste de seis horas concede ao candidato o que é chamado, dependendo do estado, de certificado de Engenheiro em Treinamento (EIT) ou Estagiário em Engenharia (EI).
Obviamente, é vantajoso fazer o exame FE antes ou logo após a formatura, quando o material coberto ainda está fresco na mente do candidato. Além disso, a certificação EIT/EI é obrigatória para engenheiros em exercício. Após receber sua designação EIT/EI, o indivíduo pode começar a acumular a experiência de trabalho necessária para fazer o exame Princípios e Prática de Engenharia (PE).
Geralmente, é o segundo e último teste no caminho para a licença completa de engenharia civil, mas alguns estados exigem testes específicos para a especialização do engenheiro, como engenharia estrutural. E na Califórnia, dois exames adicionais (Engenharia Civil de Agrimensura e Princípios Sísmicos Civis) são necessários devido ao risco de terremotos do estado. Quanto à quantidade de experiência de trabalho necessária, também varia entre os estados. Geralmente, o requisito é de quatro anos de trabalho progressivo sob a supervisão de um engenheiro civil totalmente licenciado.
O exame de PE em si compreende 80 perguntas, com um limite de tempo de oito horas para conclusão. Embora a nota do candidato seja baseada no exame completo, é útil saber que o exame compreende duas partes distintas. A seção "amplitude" abrange fundamentos de engenharia civil, como planejamento de projetos, mecânica do solo, geometria, materiais e desenvolvimento de locais, enquanto a seção "profundidade" se concentra em uma das cinco especializações selecionadas pelo candidato: construção, geotécnica, estrutural, transporte, ou recursos hídricos e ambientais.
Fonte: Engineering.com