Topsite
Topsite
19 Abril 2023

O que é, e quais tipos de engenharia existem?

O que é, e quais tipos de engenharia existem?

O que é a engenharia?

Engenharia significa criar, construir ou projetar.

A engenharia envolve qualquer ramo científico ou tecnológico que lide com o design e desenvolvimento de máquinas, motores e outros produtos ou estruturas.

Alguns tipos de engenharia são subcampos de outros tipos que podem ou não se encaixar facilmente em uma única categoria. 

Quais são os principais tipos de engenharia?

Engenharia Civil

Frequentemente considerada a disciplina mais antiga da engenharia, a engenharia civil concentra-se na construção, projeto e manutenção de estruturas físicas usadas pelo público, como represas, pontes, túneis, estradas, aeroportos, sistemas de metrô e sistemas de abastecimento de água. Muitos engenheiros atuais se especializam na construção de arquitetura ecologicamente correta para combater as mudanças climáticas.

Engenheiros civis trabalham em muitas indústrias, como transporte, planejamento urbano e espacial. Projetos de engenharia civil famosos incluem a Grande Muralha da China, o Canal do Panamá, a Ponte Golden Gate e a Torre Eiffel.

Engenharia Química

No sentido mais amplo do termo, a engenharia química lida com produtos químicos. Esses engenheiros projetam e fabricam materiais e produtos usando princípios científicos da química, biologia, matemática e física. Eles também podem desenvolver processos inovadores para usar e transformar energia.

Engenheiros químicos podem trabalhar com microrganismos, alimentos, produtos farmacêuticos e combustíveis. Muitos também realizam experimentos e outras tarefas em laboratórios, além de usar computadores para projetar experimentos.

Engenharia Mecânica

A engenharia mecânica envolve o desenvolvimento e produção de sistemas mecânicos e outros dispositivos em movimento. Esses profissionais usam resolução de problemas, pensamento crítico e princípios de matemática e física para transformar conceitos em produtos funcionais, como navios, armas de fogo, eletrodomésticos, turbinas e veículos.

Os engenheiros mecânicos de hoje dependem de muitos dos mesmos componentes básicos que foram usados há milhares de anos, incluindo rodas, molas, parafusos e eixos.

Engenharia Elétrica

Um ramo mais recente da engenharia introduzido no século XIX, a engenharia elétrica concentra-se em equipamentos elétricos e eletrônicos. Esses engenheiros projetam, testam e mantêm dispositivos que usam ou produzem eletricidade, desde objetos pequenos como microchips e computadores até projetos em larga escala como satélites e geradores de usinas de energia.

A maioria dos engenheiros elétricos realiza tarefas em um escritório ou laboratório, embora o trabalho no local também seja comum.

Engenharia Industrial

O último ramo da engenharia é a engenharia industrial, que combina a engenharia com práticas comerciais gerais para reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a eficiência. Esses especialistas frequentemente encontram emprego em indústrias relacionadas a serviços, entretenimento e saúde.

Como engenheiro industrial, é necessário trabalhar bem com pessoas. As principais tarefas dos engenheiros industriais podem incluir o projeto de instalações e sistemas de informação, gestão de estoques, supervisão de atribuições de pessoal e garantia da segurança no local de trabalho.

Fonte: Best Colleges.


Tags

Newsletter