O que é manutenção preventiva?

Ela é feita periodicamente, de forma planejada e sistemática, para controlar e monitorar os equipamentos de uma empresa. O principal objetivo é reduzir e evitar falhas de máquinas e equipamentos que prejudicam o andamento da produção e a segurança dos trabalhadores. A manutenção preventiva pode ser feita com base em três aspectos:
Manutenção preventiva baseada no tempo: é feita a partir do planejamento temporal, ou seja, a máquina sofrerá manutenção a cada 6 meses, por exemplo;
Manutenção preventiva baseada no uso: a manutenção será feita quando o equipamento produz uma certa quantidade de produtos ou serviços;
Manutenção preventiva mista: ocorre tanto baseada no tempo quanto no uso, o que acontecer primeiro.
Além da manutenção preventiva, existe uma corretiva, que é o tipo mais antigo e utilizado desde que as peças não eram mecanizadas e os reparos eram feitos somente quando existiam quebras. Sendo assim, ela atua nos equipamentos apenas quando ocorrem falhas e defeitos, realizando ações para que a máquina retorne à operação normal.
No entanto, restaurar os equipamentos apenas quando ocorrer algum problema pode ser mais caro, pois ocasionará paradas inesperadas na produção e o desgaste prolongado das máquinas. Grande parte dessas falhas pode ser evitada com a implantação de manutenção preventiva, atualizando antecipadamente os componentes usados, preservando e restaurando todas as peças possíveis.
Ambas implicam paradas nos procedimentos produtivos, mas na manutenção corretiva a pausa é com urgência. Já na preventiva, ela é planejada para evitar danos à produção, ou o que se torna mais vantajoso.
Fonte: IBEC
Gostou de saber mais sobre esse tema? Conte com o Topsite para realizar a manutenção preventiva em seu projeto! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.