Seguro para construção civil: o que é e como funciona?

Imagine planejar uma obra e logo ao colocá-la em prática, um cano estoura e alaga toda área. Sem contratar um seguro para construção civil, há prejuízos materiais, riscos de lesionar os colaboradores e consequências para a imagem da empresa.
Situação hipotética tensa, não é? Ela piora se você souber que o caso é real e aconteceu em uma indústria do interior de São Paulo. Apesar de impactante, devido aos danos de grandes proporções, a construção civil lida com riscos com esses constantemente.
Para ser mais preciso, esse segmento é o que mais registra acidentes de trabalho no Brasil, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT). Eles podem ocorrer por quedas de barreira, explosões ou incêndios, fenômenos naturais e muito mais.
Felizmente, é possível minimizar as consequências desses acidentes com um seguro para a construção civil. Continue a leitura e entenda do que se trata, coberturas envolvidas, como funciona e muito mais!
O que é o seguro para a construção civil?
Trata-se de uma proteção oferecida para que as empresas desse segmento considerem os riscos envolvidos e busquem uma apólice de seguro (documento emitido pela seguradora). Ele formaliza o processo e garante o fornecimento de uma indenização financeira caso determinados problemas ocorram na obra.
Isso porque a apólice de seguro consiste em um documento preenchido pela seguradora com cláusulas, condições e riscos daquele contrato. É ela que define quais tipos de danos — que comprometem o orçamento pré-definido, durante reformas, construções e instalações — garantem a indenização.
Desse modo, o seguro para a construção civil pode evitar o comprometimento de um patrimônio e a inviabilização de um projeto em construção. Caso contrário, diversos envolvidos no ramo, como colaboradores, fornecedores, compradores etc., seriam impactados.
Como funciona o seguro para construção civil?
Os proprietários de uma obra — Pessoas Físicas ou Jurídicas — e/ou as empresas responsáveis por ela podem contratar uma seguradora para terem acesso ao seguro. Assim, eles pagam uma quantidade à vista ou periodicamente para garantir acesso à indenização, conforme o valor e as demais regras da apólice.
Esse ressarcimento serve caso ocorra algum problema com a obra, como atraso, acidentes no empreendimento ou nos materiais da construção. Além disso, o seguro também pode cobrir prejuízos financeiros causados na instalação ou montagem de equipamentos, máquinas e estruturas metálicas.
Para ter acesso ao valor, é preciso que o incidente na construção civil faça parte de uma das coberturas incluídas na apólice do seguro. Nesse caso, ela pode ser a básica ou a ampla. A escolha depende da avaliação de riscos de cada um e do orçamento disponível.
Isso porque outras situações podem interferir no andamento da obra, como greves, despesas de emergências, danos materiais etc. Logo, ter um suporte financeiro nesses casos é muito importante.
Quem pode contratar seguro construção civil?
Como visto, a contratação desse tipo de indenização financeira pode ser feita por Pessoas Físicas ou empresas, como construtoras, incorporadoras, proprietárias de obras etc. Inclusive, as corporações contratantes podem ser de qualquer porte e para obras de variados tamanhos.
Fonte: Mutuus.