Soft e Hard Facility Management: Qual é a Diferença?

Você sabe que já não é preciso dizer que a Gestão de Facilities, ou Facility Management, engloba todo o tipo de serviços necessários para gerir um edifício, desde a decoração até a manutenção das bombas de água. Mas, como estas são (evidentemente) tarefas muito diferentes, podemos dividir a Gestão de Facilities em soft e hard services. Esta categorização ajuda a definir prioridades, gerir orçamentos e a conjugar todas as suas obrigações como facility manager ou gestor de edifícios.
O que é o hard facility management?
O hard facility management inclui todos os serviços que dizem respeito à parte física do edifício. Por conta da sua natureza, são imprescindíveis para não comprometer a infraestrutura – além de serem quase sempre obrigatórios por lei, por uma questão de saúde, higiene e segurança. Em outras palavras, se um determinado serviço pode ser interrompido, então, provavelmente, não pertence à categoria de hard facility management. Exemplos de hard facility management:
- canalização;
- sistema elétrico;
- equipamentos mecânicos;
- elevadores sociais e de serviço;
- sistema de proteção de incêndios;
- sistema de aquecimento e AVAC;
- manutenção preventiva de edifícios e melhorias.
O que é o soft facility management?
O soft facility management inclui todos os serviços que são usados regularmente por funcionários e clientes. Ao contrário dos hard services, não são obrigatórios e muitas vezes são tidos como “extras”, pois o objetivo é oferecer mais conforto a quem usa a instalações. Se trata-se de um serviço que não precisa obedecer a um guia do fabricante, então provavelmente entra na categoria de soft facility management. Exemplos de soft facility management:
- alarmes;
- gestão de correio;
- gestão de resíduos;
- limpeza;
- vending machines;
- decoração, paisagismo e plantas;
- controle de pestes e pragas;
- gestão de projetos, recursos humanos, etc.
Os objetivos globais de hard vs. soft facility management
Como explicamos acima, a principal diferença entre hard e soft facility management é óbvia. Um é machine-intensive, focado nas máquinas e equipamentos, enquanto o outro é people-intensive e cuida do lado mais humano do negócio. Esta diferença faz com que cada um tenha um impacto muito diferente no orçamento, no desempenho e no dia a dia da empresa.
Fonte: Infraspeak.