De tijolo reciclado à cimento comestível: 6 materiais de construção inovadores que preservam o meio ambiente

Você já deve ter ouvido que a indústria da construção civil é considerada uma das mais agressivas ao meio ambiente. Parte deste impacto ambiental se deve aos resíduos de obras e demolições, na maioria, não-degradáveis ou de difícil degradação.
Segundo dados da ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), o Brasil gera aproximadamente 84 milhões de m³ desses resíduos.
Para além dos resíduos das obras, a crescente demanda por sustentabilidade deve englobar outros prejuízos do nosso método construtivo, incluindo o amplo uso de fontes não-renováveis, a emissão de gases poluentes e o desmatamento.
Confira abaixo seis alternativas que podem ser o futuro de quem se preocupa com o meio ambiente!
Tijolo reciclado
Quer solução mais óbvia para os resíduos de construção do que aproveitá-los para criar novos materiais? O tijolo reciclado é 90% composto por material reciclado.
Outro bônus é que a peça não é queimada, evitando a emissão de gases poluentes, outro impacto preocupante do setor. Segundo relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 2020, a construção civil e sua indústria são responsáveis por 38% das emissões de dióxido de carbono (CO?).
Blocos de sururu
A massa, com 70% de conchas, é moldada e os cobogós, já prontos, são escovados um a um.
O produto de identidade alagoana e agora com grande característica internacional possui recorte vazado em formato orgânico, que remete ao sururu. Sua superfície reflete o brilho furta-cor da concha em um duo encantador de roxo e verde, além de muitos outros tons indescritíveis.
A ressignificação dessa riqueza do Estado pode ser inserida em projetos arquitetônicos em geral, e o elemento vazado é muito utilizado para ventilação e iluminação.
Cimento comestível
Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma técnica por meio da qual é possível produzir cimento a partir de resíduos alimentares, como folhas de repolho, cascas de laranja, cebola e banana. Além de alcançar a resistência necessária para a construção civil, o material é literalmente comestível.
A técnica envolve cortar os alimentos, secá-los em uma estufa, pulverizá-los, misturar com água, para, então, prensá-los a altas temperaturas. Além de resistência e flexibilidade, o material foi testado nos quesitos sabor e aroma.
Com exceção do cimento de abóbora, todos os materiais foram aprovados no teste de resistência, com destaque para o de repolho, que se mostrou três vezes mais forte que um concreto comum. Já o sabor e o cheiro permaneceu estável pelos quatro meses, resistindo a fungos e insetos.
Madeira plástica
O desmatamento é outro impacto ambiental conhecido da construção civil. Isso porque a madeira é uma matéria-prima muito apreciada pelos brasileiros, empregada em revestimentos internos, externos e no mobiliário.
Uma alternativa ainda pouco difundida no Brasil é a madeira plástica, também conhecida como madeira sustentável. Trata-se de um material produzido com resíduos plásticos de alta densidade, que oferecem muita resistência, durabilidade e reduzem os custos com manutenção.
Granilite sustentável
Feito com 87% de materiais reciclados, o granilite leva farinha de mármore (basicamente, o pó que resulta do corte do mármore), lascas, pedaços de sobra e lajes quebradas dessa rocha. Os outros 13% correspondem a resina, para unir tudo. O material resultante é moldado à mão e pode ser pigmentado em cores personalizadas para projetos sob medida. Ele ainda é selado com óleo de cera para resistir às manchas.
Mais do que o revestimento em si, a ideia de usar o máximo de sobras e resíduos na fabricação de um revestimento igualmente belo pode ser facilmente adaptada in loco.
Tijolo ecológico
Os tijolos ecológicos são feitos do lodo de esgoto proveniente de empresas de saneamento. Milhares de tijolos desse tipo são amplamente aplicados na construção civil no dia a dia.
Autor: Um Só Planeta
Gostou do conteúdo? Conheça agora a Topsite Engenharia e conte com a gente para transformar o sonho do seu empreendimento em realidade!