Topsite
Topsite
07 Fevereiro 2024

Como calcular o tempo de execução de uma obra: dicas para acertar na hora de planejar

Como calcular o tempo de execução de uma obra: dicas para acertar na hora de planejar

Todo mundo já escolheu a expressão "tempo é dinheiro", e ela combina demais com construção civil. Por exemplo, um dos aspectos mais importantes a serem considerados em projetos de engenharia é qual o tempo de execução de uma obra.

Com projeções baseadas em estudos específicos, assertivos e organizados, é possível dimensionar os custos e o trabalho a ser aplicado, o que resultará em uma série de desdobramentos referentes às tarefas ligadas à profissão. Uma etapa importante é o cálculo do tempo de execução da obra.

Confira detalhes neste guia!

1. Avalie históricos
A primeira referência de quanto pode ser o tempo de execução de uma obra são as outras obras já realizadas. Pensando nisso, o engenheiro responsável pelo projeto e/ou execução pode tomar como exemplo o próprio histórico de sua empresa ou de empresas concorrentes de sua empresa, examinando principalmente os padrões recorrentes em destaque na documentação.

2. Defina as atividades e suas respectivas produtividades
Depois que o projeto de engenharia foi desenvolvido, que cada etapa de execução foi bem determinada - ainda mais tomando as outras obras anteriores como referência -, fica fácil entender quais atividades serão realizadas na sequência. Inclusive, entender quais as suas respectivas produtividades em termos de quantidade de trabalho.

3. Elabore um cronograma de obras
A visualização de todas as etapas e tempo de execução de uma obra fica mais fácil se estiver em forma de cronograma, contendo em itens os serviços a serem executados e as datas de sua execução. Esse documento será depois usado como ferramenta de planejamento e controle.

4. Tenha um bom planejamento pré-obra
O planejamento de cronograma é, portanto, só um dos vários documentos pré-obra necessários para garantir o sucesso do projeto. Mas voltando ao cronograma, vale ressaltar que é preciso estimar o tempo de execução de uma obra a curto, médio e longo prazo, considerando situações adversas que possam impactar as atividades. E, principalmente, contar com ferramentas de gestão para o decorrer da obra, organizando as tabelas, acompanhando o progresso e identificando possíveis problemas.

5. Elimine atividades que não agregam valor
Caso haja atrasos no tempo de execução de uma obra, é bom identificar quais atividades possam ser eliminadas da lista, pensando em corrigir o calendário. Só atenção! Essas atividades são aquelas que não agregam valor e que, além disso, geralmente geram desperdícios de tempo e de recursos.

Dicas adicionais para otimizar o tempo de execução de uma obra

Técnica Benchmarking

Como citamos anteriormente, o histórico de obras da própria empresa ou de empresas anteriores é a melhor referência para a elaboração de uma estimativa de tempo de execução de uma obra. Então, o profissional responsável por estudar o projeto deve estudar também projetos similares. Por exemplo, se outro edifício foi construído em "X" meses, considere os fatores que levaram a essa duração.

Técnica PERT

PERT quer dizer, no inglês, "program evaluation and review technique"; na tradução literal para o português seria "técnica de avaliação e revisão de programas". Trata-se de mais uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos. Dá para utilizá-la também para calcular o tempo de execução de uma obra. Por exemplo, vamos supor que a média histórica levantada pela técnica Benchmarking varie entre 3 e 5 meses.
Cenário Pessimista (P): Considere 5 meses para a estruturação.
Cenário Mais Provável (MP): Utilize a média dos tempos históricos, 4 meses.
Cenário Otimista (O): Considere 3 meses para a estruturação.
Aplicando a fórmula P + 4 x MP + O / 6, temos (5 + 4x4 + 3) / 6 = 4 meses. Portanto, conforme a técnica PERT, a duração esperada para a estruturação é de 4 meses.

Considerações finais

Calcular o tempo de execução não é apenas uma tarefa técnica, é um elemento estratégico crucial. Por isso, aprimorar continuamente os processos e buscar a melhoria constante são a base para garantir não apenas a entrega no prazo, mas a excelência na engenharia e arquitetura.

 

Precisa de profissionais de confiança para sua obra? Conte com a Topsite. Entre em contato conosco clicando aqui.

 

Fonte: Engenharia 360
 

 


Tags

Newsletter