Tecnologia pode mudar patamar da construção civil no Brasil

Vista como uma indústria tradicional quando se trata de inovação, o setor da construção civil exige que a adoção de novas tecnologias seja eficaz e capaz de produzir resultados tangíveis.
Para alcançar esse objetivo, é crucial enfatizar mais uma vez que a inovação não pode existir sem uma cultura orientada por dados. Isso significa que os líderes desse mercado precisam superar a dependência na intuição e incorporar análises que aprimorem suas decisões.
Um exemplo ilustrativo dessa situação pode ser encontrado no segmento de obras de infraestrutura, onde a falta de disponibilidade de equipamentos é um problema persistente, responsável por quase metade dos atrasos nas obras.
Uma solução tecnológica que poderia abordar esse problema envolve a adoção da Internet das Coisas (IoT), permitindo o rastreamento em tempo real da localização, disponibilidade e desempenho dessas máquinas.
A implementação de uma ferramenta desse tipo pode alertar quando um equipamento está prestes a falhar no meio da obra, evitando assim paralisações indesejadas.
Essas oportunidades de melhoria não se limitam a isso. Outra opção é a utilização da tecnologia blockchain para aumentar a segurança e rastreabilidade no processo de medição de obras, um dos maiores desafios enfrentados por construtoras e incorporadoras.
Existem metodologias como o lean construction e o BIM, que têm capacidade de reduzir desperdícios e otimizar os processos de vendas dentro desse setor.
Em última análise, as possibilidades são numerosas. O segredo está em abordar o investimento em tecnologia com um enfoque pragmático e avaliar resultados que ela pode proporcionar ao negócio.
Desafiadora, mas eficiente
Uma reflexão adicional a todas essas oportunidades é a de que o mercado de construção civil é, sim, pouco inovador quando comparado a outros segmentos da economia, mas é também eficiente na adoção das tecnologias listadas.
Os executivos não materializaram ainda como ganhar produtividade com tecnologias avançadas. E esse é um status que as empreendimentos de construção civil precisam desafiar.
A dicotomia dos dados, que retratam um ambiente conservador em relação à adoção de novas tecnologias, mas satisfeito com a eficiência de ferramentas inovadoras, mostra que muitas empresas ainda não estão enxergando os benefícios práticos dessas soluções.
Autor: Extra