Qual o material mais forte na indústria da Engenharia?

Sempre ouvimos falar da resistência do aço - sobretudo a altas temperaturas -, composto de liga de ferro e carbono. Mas será que esse é o material mais forte dentre aqueles explorados pela indústria da Engenharia?
Neste blog vamos apresentar uma lista de materiais cientificamente considerados mais fortes que o aço, com base em suas performances distintas.
Confira a seguir!
Lista de materiais cientificamente considerados mais fortes que o aço:
Grafeno
Esse material seria 200 vezes mais forte que o aço. Por isso, ele é considerado como um dos materiais mais resistentes e duradouros explorados pela indústria da Engenharia. Detalhe: no passado, seu estado cristalino era mais valorizado - com uma folha de carbono de apenas um átomo de espessura. No entanto, estudos recentes indicam que o carbino supera suas propriedades de resistência.
Madeira
Sim, existe uma madeira mais forte que o aço. Estamos falando do novo material desenvolvimento da Yamaha Motor Company para a indústria da Engenharia, substituindo plástico e metal em embarcações. Trata-se de uma solução de nanofibras de celulose derivadas de madeira (CNF), a partir de decomposição de polpa. Ela seria cinco vezes mais resistente que o aço. E existem planos para que possa ser usada em motores de motos de água a partir de 2024. A saber, a Yamaha também fechou uma parceria com a Nippon Paper Industries para expandir o uso desse material em larga escala e desenvolver outros derivados da madeira.
Nitreto de boro hexagonal
O nitreto de boro hexagonal (h-BN) é um material bidimensional recém-revelado pelos cientistas da indústria da Engenharia. Ele seria 10 vezes mais resistente que o grafeno, isso por conta da assimetria de sua estrutura, que faria com que as fraturas das peças se ramificam, impedindo-as de se propagarem diretamente. A título de curiosidade, ele seria uma excelente opção para fabricação de eletrônicos flexíveis, dispositivos médicos vestíveis e reforço de materiais frágeis.
Carbino
O carbino é atualmente considerado o material mais resistente do mundo, superando o diamante e o grafeno em termos de tração. Pesquisadores da Rice University afirmam que o carbino possui o dobro da resistência à tração do grafeno e três vezes a do diamante. Este material, composto por uma cadeia de átomos individuais, é estável em temperatura ambiente e demonstrou ser cerca de 200 vezes mais forte que o aço.
Titânio
O titânio é mais um material que, assim como o aço, oferece muitos benefícios para a indústria da Engenharia de alto desempenho, como a Aeroespacial, principalmente por conta de suas propriedades químicas e físicas superiores. Por exemplo, alta resistência à corrosão, absorção de impacto e relação força-peso em ambientes desafiadores. Então, quer dizer que, dependendo do cenário, o titânio pode ser mais forte do que certos tipos de aço. Só lembrando que esse não é o único fator a ser considerado na hora de escolher material para projetos de Engenharia.
2DPA-1
Esse material, o 2DPA-1, teria sido desenvolvido por engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), baseado em polímeros bidimensionais que se auto-organizam em folhas, resultando em uma substância extremamente forte e fina. De acordo com dados coletados em testes, ele seria mais resistente do que o aço e tão leve quanto o plástico; difícil de quebrar e impermeável a gases. A ideia é que ele possa ser empregado em design de carros, telefones e pontes, por exemplo.
Bambu
O bambu é popularmente chamado de o "aço verde" da indústria da Engenharia Civil. O fato é que sua resistência à tração seria comparável ou até superior à do aço, especialmente quando consideramos seu próprio peso. E os pesquisadores valorizam muito o material por ser de fácil obtenção, além de poder ser utilizado em vários sistemas construtivos - como de coberturas, fechamentos e até fundações, e combinado com outros materiais, como o concreto. O problema é que ainda faltam bons fornecedores e mão de obra especialista na sua utilização.
Fonte: Engenharia 360
Descubra essas e muitas outras curiosidades sobre o universo engenheiro acompanhando nossos blogs!