Como o visual merchandising pode alavancar suas vendas?

Um dos grandes desafios para o setor de varejo de moda é fazer com que o ponto de venda seja um local único, atrativo e que desperte nos clientes a vontade de voltar mais vezes. E é justamente neste ponto que atua o Visual Merchandising, técnica que ajuda na comunicação da empresa, fazendo com que o consumidor se conecte à marca.
O termo pode ser “diferentão” mas a gente garante que é muito mais simples de colocar em prática do que você imagina. Conversamos com Aline Casquet, especialista em marketing de varejo de moda, consultoria de imagem e visual merchandising, e Daniela Rodrigues, que foi gestora dos projetos de moda, beleza e economia criativa no Sebrae/MS e neste post você confere tudo sobre o tema. Vamos lá?!
O visual merchandising para os pequenos negócios
Não é exclusividade das grandes lojas ou daquelas no shopping oferecer um ambiente diferenciado para os clientes. Você que está lendo este post e também atua no setor, mas possui um pequeno negócio, confira as técnicas de Visual Merchandising que a consultora Daniela Rodrigues acredita serem fundamentais para alavancar as vendas.
Layout e disposição de produtos
Observe o caminho dos clientes dentro da loja e organize o mobiliário e os produtos de forma estratégica.
Renove o cenário com frequência
A vitrine deve ser renovada semanalmente e a decoração no interior da loja, se for muito trabalhosa, pode levar um tempo maior para ser trocada.
Exponha apenas o que está disponível no estoque
Expor produtos que não estão disponíveis pode frustrar o cliente e tornar a experiência de compra ruim.
Atente-se à climatização, ao cheiro e ao som
Estes elementos também fazem parte da experiência de compra do cliente. Atenção ao clima muito frio ou muito quente, odores fortes e som alto ou desagradável.
Fonte: SEBRAE
Precisa de ajuda para tirar seu projeto do papel? Contate agora mesmo um engenheiro especialista da TopSite e realize seu empreendimento de forma profissional e lucrativa.